Redação
Cinco pessoas foram presas após serem flagradas furtando energia elétrica e praticando fraude em estabelecimentos comerciais no interior de Mato Grosso. Os crimes foram identificados nas redes elétricas de um mercado e outros três comércios localizados em Primavera do Leste e Rondonópolis, municípios a 243 km e 222 km de Cuiabá, respectivamente.
As prisões ocorreram durante mais uma etapa da Operação Energia Limpa, realizada na última sexta-feira (13), por forças de segurança do Estado em parceria com a concessionária de energia elétrica Energisa.
Em Primavera do Leste, uma casa de carnes e um mercado foram flagrados adulterando o medidor de energia, prática que caracteriza o crime de estelionato. Já em Rondonópolis, uma conveniência instalada em um posto de combustíveis também foi identificada fraudando o consumo de energia elétrica. O gerente do estabelecimento foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.
Em material encaminhado à imprensa, o gerente de combate a perdas da concessionária, Luciano Lima, afirmou que a empresa irá intensificar as ações e não irá tolerar esse tipo de crime no estado.
“As pessoas precisam entender que a fraude e o furto de energia são crimes passíveis de prisão. Além de colocarem a segurança das pessoas em risco, essas práticas podem provocar falta de energia em bairros inteiros e impactam diretamente no valor da conta de todos os consumidores”, destacou.
Segundo a concessionária, as ações de combate ao furto de energia são permanentes. Somente no ano passado, 124 pessoas foram presas em Mato Grosso por esse tipo de crime. Já em 2026, até o momento, 39 prisões foram registradas.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !